SeguidoresF

contador de visitas

sábado, 17 de novembro de 2007

FAZENDO PÃES COM O FERMENTO CASEIRO





























PARTINDO DO SUPOSTO QUE O SEU FERMENTO JÁ TEM UM TEMPO E ESTÁ DEPOSITADO NO INTERIOR DO SEU REFRIGERADOR VOCÊ PODE TER CERTEZA QUE ESTA CULTURA ALIMENTADA A CADA DUAS SEMANAS OU SEMANALMENTE PODE SOBREVIVER MAIS DO QUE MIL ANOS! MAS PARA ISSO PRECISA DE ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS. ESTES BICHINHOS (MICRO-ORGANISMOS) ESTÃO NUM "MEIO" PERFEITO PARA VIVEREM NA MAIS TRANQÜILA HARMONIA, ATÉ SEREM "ATIVADOS" NOVAMENTE NA HORA DE CONFECÇIONAR UM NOVO PÃO.

RETIRANDO O RECIPIENTE DO REFRIGERADOR A PRIMEIRA COISA PARA SE OBSERVAR É O LÍQUIDO ESCURO CHAMADO HOOCH PELOS PADEIROS EUROPEUS.MEXA ESTE LÍQUIDO MISTURANDO TUDO OU SIMPLESMENTE DESPEJE NO RALO DA PIA.O PRÓXIMO PASSO AGORA É ALIMENTAR A CULTURA RETIRADA DO REFRIGERADOR.EU USO UM MÉTODO DE UM PADEIRO CASEIRO(HOME BAKER) AMERICANO QUE É MUITO EFICIENTE:SE EU TENHO DOIS COPOS DE FERMENTO E PRECISO DE UM COPO PARA FAZER UMA RECEITA, EU VOU ALIMENTAR A MINHA CULTURA COM ESTE COPO A MAIS E DEPOIS RETIRÁ-LO E MANTEREI OS MEUS DOIS COPOS ANTERIORES, COM A CULTURA JÁ ALIMENTADA E PRONTA PARA VOLTAR A O REFRIGERADOR OU CONTINUAR ALIMENTAR ALIMENTANDO DIARIAMENTE E FAZENDO PÃES TODOS OS DIAS.

RESUMINDO:


"TENHO 2 COPOS RETIRADOS DO REFRIGERADOR


ALIMENTO COM 3/4 DE COPO DE FARINHA E 1 COPO DE ÁGUA (CONSISTÊNCIA DE MASSA DE PANQUECA)


MEXO MUITO BEM E FICO COM 3 COPOS DE FERMENTO.


RETIRO 1 COPO PARA A RECEITA E PERMANEÇO COM OS 2 COPOS ORIGINAIS".


"NÃO ESQUEÇA DE LAVAR BEM O RECIPIENTE PARA REPOR A CULTURA QUE NÃO SERÁ USADA"
REVIGORAMENTO OU ATIVAÇÃO

AGORA TENHO QUE ATIVAR O FERMENTO QUE SERÁ USADO PARA FAZER UM NOVO PÃO.MANTEREI ELE COBERTO EM LOCAL MORNO E DEIXAREI DESCANSAR DURANTE 6 HORAS.EU BEM SEI COMO É O PRIMEIRO PÃO, VOCÊ QUER LOGO QUE SAIA DO FORNO, QUENTINHO E COM AQUELE CHEIRINHO MAGNÍFICO.MAS LEMBRE-SE QUE É CRUCIAL O SEU FERMENTO ESTAR FORTEMENTE ATIVO,ISTO É; BORBULHANDO MUITO E QUERENDO "SALTAR" PARA FORA DO VIDRO.

MAIS INFORMAÇÕES NO YAHOO GRUPOS:

GRUPO:
http://fermentonatural@yahoogrupos.com.br



Nenhum comentário: