segunda-feira, 10 de março de 2008

FERMENTO NATURAL SECO (DESIDRATADO)



QUAL A VANTAGEM DE TER UM FERMENTO NATURAL DESIDRATADO?

SE VOCÊ NÃO DISPÕE DE TEMPO PARA CUIDAR DE UMA CULTURA NATURAL NO ESTADO LÍQUIDO. PODERIA SECAR ESTA CULTURA E USA-LA DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE (NOS FINAIS DE SEMANA, POR EXEMPLO). PODEMOS ELABORAR O FERMENTO E DEPOIS SECÁ-LO. ACONDICIONAMOS EM UM VIDRO LIMPO ( FLOCOS/FARELOS) E USAMOS DO MESMO MODO DO FERMENTO BIOLÓGICO SECO. SÓ PRECISAMOS ATIVÁ-LO NOVAMENTE.

COMO ATIVAR O FERMENTO NATURAL SECO?

(FALEI ALGUMA COISA EM OUTRAS POSTAGENS, MAS SEMPRE É BOM RECAPITULAR).

UMA CULTURA SECA (FARELOS) POSSUI MILHÕES DE LACTOBACILOS VIVOS, MAS EM UM ESTADO SÓLIDO E INATIVO.É MUITO FÁCIL ATIVAR ESTA CULTURA DESDE QUE É SEGUIDA UMA ORDEM CORRETA DO USO DAS TEMPERATURAS E DO TEMPO.

O PRIMEIRO ITEM QUE DEVEMOS PROVIDENCIAR É UM VIDRO LIMPO (DE PREFERÊNCIA ESTERILIZADO COM ÁGUA FERVENTE. RESERVE.PEGUE UMA BACIA LIMPA DE VIDRO (PIREX OU PLÁSTICO) E MISTURE O FERMENTO SECO COM 3/4 COPOS DE FARINHA DE TRIGO.

ADICIONE AOS POUCOS 1 COPO DE ÁGUA MINERAL(NÃO PODE SER DA TORNEIRA) E MEXA MUITO BEM TENTANDO ENVOLVER O AR COM A MISTURA CONTRA A BACIA( COMO SE ESTIVESSE BATENDO CLARAS DE OVO).

AGORA DEIXE ESTA MISTURA DESCANSAR NUM LUGAR MORNO COM A TEMPERATURA APROXIMADA DE 30 GRAUS DURANTE 24 HORAS COBERTA COM PANO DE PRATO LIMPO.

É MUITO IMPORTANTE ATIVAR O FERMENTO SECO NESTA TEMPERATURA PARA QUE ELE POSSA ACIDIFICAR RAPIDAMENTE, EVITANDO A PROLIFERAÇÃO DE OUTROS ORGANISMOS INDESEJÁVEIS QUE PODERÃO PREJUDICAR A SUA CULTURA FUTURAMENTE.

(ABAIXO OU ACIMA DESTA TEMPERATURA,OUTRAS BACTÉRIAS NÃO DESENVOLVEM-SE).

DEPOIS DE PASSADO ESTE PERÍODO, ALGUMAS BOLHAS SURGIRÃO NA SUPERFÍCIE DANDO OS PRIMEIROS SINAIS DE CRESCIMENTO E ATIVIDADE DO FERMENTO. AGORA ELE DEVE SER ALIMENTADO DE 6 EM 6 HORAS E SEMPRE MEXIDO VIGOROSAMENTE.APROXIMADAMENTE 2 ALIMENTAÇÕES E ISSO ESTARÁ MUITO ATIVO.

ESTA SERÁ A SUA CULTURA DE ESTOQUE, COM A CONSISTÊNCIA IGUAL A UMA MASSA DE PANQUECAS. APROXIMADAMENTE 48% FARINHA E 52% ÁGUA, SENDO CLASSIFICADA COMO UMA CULTURA LÍQUIDA.

RETIRE A QUANTIDADE REQUERIDA NA RECEITA PARA FAZER UM PÃO E COLOQUE O RESTANTE NO VIDRO LIMPO RESERVADO.DEPOSITE A SUA CULTURA DE ESTOQUE NO REFRIGERADOR COM A TAMPA SEMI-ABERTA, POIS ELA ESTARÁ MUITO ATIVA PODENDO TRANSBORDAR.

ESTE FERMENTO PODE FICAR ESTOCADO DURANTE 2 SEMANAS NO REFRIGERADOR, DEPOIS DEVE SER ALIMENTADO NOVAMENTE.

SE ANTES DESTE PERÍODO VOCÊ OPTAR POR FAZER UM OUTRO PÃO, É DE SUA ÚNICA VONTADE. SIMPLESMENTE RETIRE-A DO REFRIGERADOR E ATIVE-A NOVAMENTE MANTENDO A SUA CONSISTÊNCIA ORIGINAL.

APARECERÁ O HOOCH (LÍQUIDO ESCURO COM CHEIRO DE ÁLCOOL), SIMPLESMENTE MISTURE JUNTO COM O FERMENTO QUANDO COLOCARES NA BACIA PARA ADICIONAR A FARINHA E A ÁGUA.

APROVEITE PARA LIMPAR E ESTERILIZAR O VIDRO NOVAMENTE, É MUITO IMPORTANTE A CADA ALIMENTAÇÃO, POIS RESÍDUOS DA FARINHA FICAM DEPOSITADOS NA PARTE SUPERIOR DO VIDRO PODENDO OCORRER O ALOJAMENTO DE BACTÉRIAS NÃO DESEJADAS.

MUITAS VEZES PARA TRABALHARMOS COM O FERMENTO NATURAL É PRECISO ADQUIRIR UMA CULTURA SECA PRINCIPALMENTE SE A PESSOA MORA NUMA ÁREA MUITO POLUÍDA.

DESSE MODO A CULTURA NÃO DESENVOLVE-SE, OU PROBLEMAS FUTUROS SURGIRÃO, DEVIDO À TAIS CONDIÇÕES.

NESTE CASO, EU POSSO AJUDÁ-LO FORNECENDO A MINHA CULTURA DESIDRATADA ENVIANDO PELO CORREIO.


ESCREVA PARA

padeirogaucho@yahoo.com.br

GRUPO NO FACEBOOK

panificação e confeitaria artesanal brasil