quarta-feira, 29 de outubro de 2008

FERMENTO NATURAL AUSTRALIANO

























OS AUSTRALIANOS ESTÃO FAZENDO UM TRABALHO SURPREENDENTE COM OS SEUS PÃES DESDE 1978 QUANDO PASSARAM A USAR O SOURDOUGH NA CONFECÇÃO DOS SEUS PRODUTOS. EU JÁ ESTOU "LOUCO" PARA VOLTAR A O BRASIL PARA COMEÇAR A PLANEJAR ESTA NOVA VIAGEM, POIS EU QUERO VER ISSO DE PERTO.

RECENTEMENTE, CONSEGUI UMA RECEITA DO FERMENTO USADO PELA MAIORIA DAS PADARIAS ALTERNATIVAS E É DESENVOLVIDO COMO ESTÁ DESCRITO ABAIXO. EU ACHO MUITO PROVEITOSO USAR APENAS UMA PARTE DA FARINHA DE CENTEIO, PORQUE DIMINUI O SABOR E O AROMA FORTE CARACTERÍSTICO DESTE FERMENTO.

(Eles utilizam farinhas orgânicas e água de fontes naturais)

O PREPARO DO FERMENTO

NO PRIMEIRO DIA - MISTURAMOS 50 GRAMAS DE ÁGUA SEM CLORO (POTÁVEL), 35 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO E 15 GRAMAS DE FARINHA DE CENTEIO. MEXE-SE MUITO BEM E DEIXAMOS COBERTO COM UM PANO LEVEMENTE UMEDECIDO. PARA MANTERMOS ESSE FERMENTO SAUDÁVEL, A MELHOR TEMPERATURA SERIA POR VOLTA DOS 28°C GRAUS. PORQUE SE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO LOCAL TIVER MUITA UMIDADE NO AR E MUITO CALOR, MAIOR SERÁ O RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO FERMENTO.

NO SEGUNDO DIA - O FERMENTO DEVE APRESENTAR POUCAS MUDANÇAS. ENCONTRA-SE SEPARADO (ÁGUA/FARINHA), UMA COR BRANCO/CREME E PEQUENAS E POUCAS BOLHA. ADICIONE 50 GRAMAS DE ÁGUA POTÁVEL, 35 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO E MAIS 15 GRAMAS DE FARINHA DE CENTEIO. 
MESMO RECÉM COMEÇADO, AQUI VOCÊ  PERCEBERÁ QUE ELE TEM VIDA.
MEXA MUITO BEM E DEIXE LEVEDAR POR MAIS 24 HORAS.

NO TERCEIRO DIA - MUITAS VEZES NESTA FASE O FERMENTO JÁ ESTARÁ PRONTO PARA SER USADO. MAS TEMOS QUE CONTINUAR COM O PROCEDIMENTO ATÉ O SÉTIMO DIA, PARA QUE O FN ADQUIRA OS SEUS SABORES E AROMAS CARACTERÍSTICOS. REPITA A OPERAÇÃO DOS DIAS ANTERIORES.

NÃO ESQUEÇA:

 DEIXE O RECIPIENTE COBERTO COM UM PANO ÚMIDO E LIMPO. ASSIM, EVITA CONTAMINAÇÃO POR INSETOS E EVITA QUE O FERMENTO TRANSBORDE DEVIDO A MUITA ATIVIDADE.

NO QUARTO DIA - MEXA MUITO BEM. RETIRE METADE DO FERMENTO.
DESCARTE NO RALO DA PIA OU FAÇA BISCOITOS, PANQUECAS, CREPES, ETC.
NESTE PONTO DO PROCESSO, TEREMOS QUE RENOVAR A CULTURA PARA QUE ELA PERMANEÇA FORTE E NÃO APRESENTE AROMA E SABOR FORTE.
(ESTE É UM PROCEDIMENTO CORRETO PARA VOCÊ FICAR COM UM FERMENTO SEMPRE NOVO, ATIVO E COM SABORES E AROMAS REGULADOS.
 DESCARTAR METADE DELE. 
AGORA ADICIONE 100 GRAMAS DE ÁGUA, 70 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO E 30 GRAMAS DE FARINHA DE CENTEIO. MEXA MUITO BEM E DEIXE POR MAIS 24 HORAS.

NO QUINTO DIA - IGUALMENTE DESCARTE A MAIORIA DO FERMENTO (FAÇA BISCOITOS) E ADICIONE MAIS 100 GRAMAS DE ÁGUA, 70 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO E 30 GRAMAS DE FARINHA DE CENTEIO. MEXA E DEIXE COBERTO.

NO SEXTO DIA - REPITA A OPERAÇÃO DOS DIAS ANTERIORES.

NO SÉTIMO DIA - REPITA A OPERAÇÃO DO DIA ANTERIOR.

BEM, AGORA VOCÊ TEM UM NOVO FERMENTO (NOVA CULTURA) PARA FAZER PÃES MARAVILHOSOS. QUALQUER TIPO DE PÃO, BOLO, BISCOITOS, ETC.

UMA LIVRE ESCOLHA

AGORA VOCÊ TEM QUE DECIDIR DE USAR O FERMENTO TODOS OS DIAS (NO CASO DAS PADARIAS) FAZENDO ALIMENTAÇÕES PERIÓDICAS. OU COLOCAR A SUA NOVA CULTURA NO REFRIGERADOR E ALIMENTÁ-LA TODA SEMANA.
SE QUISERES FAZER ALGUM PÃO ANTES DESTE PERÍODO SEMANAL, RETIRE-O DA GELADEIRA E ALIMENTE-O NORMALMENTE.

  
PROCURE AS APOSTILAS DO PADEIRO GAÚCHO

APRENDA A FAZER PÃES ARTESANAIS MARAVILHOSOS EM CASA

CURSO DE FERMENTAÇÃO NATURAL ON LINE

ESCREVA PARA

padeirogaucho@yahoo.com.br



ENTRE NO GRUPO DO FACEBOOK

panificação e confeitaria artesanal brasil



Nenhum comentário: