quinta-feira, 20 de novembro de 2008

FERMENTO NATURAL - CUIDADOS HABITUAIS













"AS POSTAGENS DO MEU BLOG PARECEREM SER REPETITIVAS, MAS SÃO DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA MANTER UMA CULTURA SAUDÁVEL E ATIVA DURANTE O TEMPO QUE VOCÊ QUISER.

TENHA EM MENTE: "FERMENTO NATURAL É APENAS A MISTURA DE A´GUA E FARINHA".COM ESSES DOIS SIMPLES INGREDIENTES VOCÊ MANTÊM UM FERMENTO POR TEMPO INFINITO.


O CALOR EXCESSIVO MATA A SUA CULTURA!

MANTER UMA CULTURA É LIDAR COM ORGANISMOS VIVOS ATÉ O PONTO EM QUE ELES VÃO PARA O FORNO PARA ASSARMOS O NOSSO PÃO.

O FERMENTO ESTÁ VIVO ATÉ A TEMPERATURA INTERNA DO FORNO COMEÇAR A AQUECER A MASSA E OS GASES COMEÇAREM A SER LIBERADOS.

DAÍ ENTÃO, A PARTIR DOS 35°C GRAUS DE CALOR, OS MICRO-ORGANISMOS COMEÇAM A MORRER TERMINANDO TRIUNFANTEMENTE A SUA FUNÇÃO NATURAL. MAS NÃO É APENAS O CALOR DO FORNO QUE MATA O SEU FERMENTO, A EXPOSIÇÃO A O SOL IGUALMENTE EXTERMINA COM A SUA SOBREVIVÊNCIA, POR ESTE MOTIVO DEVEMOS TER O CUIDADO DE ONDE COLOCAR O RECIPIENTE E ONDE TRATAR A CULTURA.


OUTRO PONTO QUE EU ACHO MUITO IMPORTANTE É O DE NÃO ARRISCAR A USAR QUALQUER OUTRO TIPO DE INGREDIENTE QUE NÃO SEJA A ÁGUA E A FARINHA. ENCONTRA-SE NA INTERNET E ATÉ MESMO EM LIVROS PESSOAS QUE USAM  INGREDIENTES ABSURDOS NOS SEUS FERMENTOS.

NÃO EXISTE UMA POSSIBILIDADE DE FICARMOS COM UM FERMENTO VIVO POR MUITO TEMPO USANDO OUTROS TIPOS DE INGREDIENTES, PORQUE ELES PRÓPRIOS LIQUIDARÃO A CULTURA. USA-SE O IOGURTE, LEITE, MEL, ETC,

PARA ACIONADORES(STARTERS), ISTO É , RETIRAMOS UMA PEQUENA PARTE DO NOSSO FERMENTO(PODE SER ATÉ A MÍNIMA QUANTIDADE DE UMA PEQUENA COLHER) E ASSIM DEIXAMOS ELE "TURBINADO" COM ESTES TIPOS DE INGREDIENTES, A FIM DE FAZER PÃES APENAS PARA ESTA DETERMINADA RECEITA.

PODEMOS USAR ESTAS PRÁTICAS POR "ENES" MOTIVOS, SABORIZADOR, PARA DEIXÁ-LO MAIS RÁPIDO, MAS A MAIOR PARTE DA CULTURA, ISTO É, AQUELA QUE VOCÊ MANTÊM EM ESTOQUE(A QUE FICA GUARDADA NO REFRIGERADOR), USAMOS APENAS A ÁGUA E A FARINHA PARA ALIMENTÁ-LA NOVAMENTE. NÃO INVENTE!


FAZER O FERMENTO É MUITO FÁCIL, COMPLICADO É MANTÊ-LO SAUDÁVEL E SEMPRE ATIVO.

A MAIORIA DOS E-MAILS QUE RECEBO SÃO DE PESSOAS RECLAMANDO QUE OS SEUS PÃES FICARAM MUITO AZEDOS OU NÃO CRESCERAM COMO DEVERIAM.(PÃO TIJOLO)

COLOQUE ESTA IDEIA EM MENTE: PRIMEIRO CONHEÇA BEM O SEU FERMENTO.OBSERVE OS PONTOS DE PICOS, QUANDO COMEÇA A SEPARAR-SE, O TEMPO QUE LEVA PARA ATIVAR DEPOIS DE UMA ALIMENTAÇÃO, ETC.

DEPOIS DO SÉTIMO DIA, ELE É A SUA "ISCA".ESTARÁ PERFEITO PARA COMEÇAR UMA NOVA MASSA.ESTA CULTURA MESMO ESTANDO SOB BAIXA TEMPERATURA, ELA ESTARÁ VIVA MAS POUQUÍSSIMA ATIVA.

ANTES DE FAZER UM PÃO, RETIRE-A DO REFRIGERADOR E DESCARTE A MAIOR PARTE DA CULTURA. RENOVE, TRANSFORME NUM NOVO FERMENTO (ESSE PROCESSO DE ADICIONAR MAIS ÁGUA E MAIS FARINHA) CONHECEMOS PELO NOME DE "ALIMENTAÇÃO DO FERMENTO" OU "REFRESCAMENTO") .

ADICIONE FARINHA E ÁGUA DE 6 EM 6 HORAS, 4 EM 4 HORAS OU 2 EM 2 HORAS. ANALISE O TEMPO DE REFRESCAMENTO(OU ALIMENTAÇÃO) QUE ESTA CULTURA PRECISA PARA FICAR SAUDÁVEL, ATIVA E COM UM AROMA E SABOR AGRADÁVEL QUE RESULTE NUM PÃO DE PRIMEIRA QUALIDADE.

CURSO DE FERMENTAÇÃO NATURAL
ON LINE

ESCREVA PARA:

eduardoturlaj@hotmail.com


GRUPO NO FACEBOOK
panificação e confeitaria artesanal brasil






Nenhum comentário: