domingo, 28 de dezembro de 2008

PANIFICAÇÃO - FARINHA DE SOJA









O PLANTIO E O USO DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL NÃO É RECENTE. INICIALMENTE ELA ERA USADA APENAS PARA ALIMENTAR ANIMAIS DE CORTE, POSTERIORMENTE NA FABRICAÇÃO DE ÓLEOS PARA USO CULINÁRIO E HOJE É LARGAMENTE UTILIZADA PARA FAZER LEITE EM PÓ,FARINHA,ETC.

MAS NÃO FOI SÓ AQUI QUE O GRÃO DE SIMPLES CULTURA PASSOU A SER CONSIDERADO UMA RICA FONTE DE ENERGIA E MELHORADOR DO BEM ESTAR HUMANO. A FARINHA DE SOJA É UM RICO CONCENTRADO DE PROTEÍNAS,MAS DEFICIENTE EM METIONINA.

QUANDO ADICIONADA NA FARINHA DE TRIGO, NA QUAL É RICA EM AMINO-ÁCIDOS,MAS É DEFICIENTE EM AMINO-ÁCIDO LISINA, ESTE PRODUTO TORNA-SE UMA NUTRITIVA FONTE DE ENERGIA COMPARADA A CARNE.
A HISTÓRIA DA SOJA É ANTIGA, ELA TEVE ORIGEM NO ORIENTE MAS TEM APENAS UNS CINQUENTA ANOS QUE PASSOU A FAZER PARTE DA ALIMENTAÇÃO DOS POVOS EUROPEUS E DEPOIS AMERICANOS.

A SUA ALTA PERCENTAGEM DE PROTEÍNAS CONCENTRADAS(65%) E 90% DE PROTEÍNAS ISOLADAS FAZ DESTE GRÃO UM PODEROSO ENÉRGICO PARA O ORGANISMO HUMANO.A PRESENÇA DE FITONUTRIENTES DO QUAL INCLUI O ISOFLAVONES,QUE INIBE A SUPER-PRODUÇÃO DE ESTROGÊNIOS NATURAIS DO CORPO REDUZINDO ASSIM O CÂNCER DE MAMAS, REDUZ TAMBÉM O SINTOMA DA MENOPAUSA, O CANCER DE PLOSTATA E OS RISCOS CONECTADOS COM DOENÇAS CRÔNICAS, INCLUINDO A OSTEOPOROSE.

EM 1990, UM CENTRO DE PESQUISAS NA HOLANDA DESENVOLVEU UM MÉTODO DE CAPTURAR OS ISOFLAVONES DOS GRÃO E PRODUZIR UM CONCENTRADO NATURAL NOMEADO DE SOYLIFE.ANOS DEPOIS ISSO ORIGINOU MAIS DO QUE 200 PRODUTOS, TODOS DIRECIONADOS A FORNECER MELHOR QUALIDADE PARA O ORGANISMO HUMANO.

QUAL O INTERESSE DA SOJA NA PANIFICAÇÃO? O GRÃO É MOÍDO E USADO NA FORMA DE FARINHA MUITO FINA,NOS EUA É ENCONTRADA LARGAMENTE COM GORDURA COMPLETA, SEM GORDURA,ADICIONADA COM OUTRAS PROTEÍNAS OU VITAMINAS E TODAS ELAS FAZEM UM EXCELENTE FERMENTO NATURAL.

NO PÃO,REALÇA O SABOR,MELHORA O PROCESSO DE CRESCIMENTO DA MASSA E INFLUI DIRETAMENTE NA QUALIDADE DO MIOLO E COR(CLARIFICA),PORQUE QUANDO É USADO FARINHA DE TRIGO CONTENDO ALTA QUANTIDADE DE CINZAS,O MIOLO TORNA-SE MAIS ESCURO,NÃO QUE ISSO SEJA UM PROBLEMA,É UMA QUESTÃO DE GOSTO PESSOAL.

NA ALEMANHA, EU FIQUEI ENCANTADO COM A VARIEDADE DOS TIPOS DE PÃES DE SOJA, TODOS SÃO MUITOS SABOROSOS POSSUINDO UM CHEIRINHO SEM IGUAL. ENCONTREI TAMBÉM BISCOITOS DE SOJA IGUALMENTE GOSTOSOS E SE EU NÃO ESTOU ENGANADO, O SAUERTEIG SECO QUE EU TROUXE DE PACOTINHO CONTÉM SOJA TAMBÉM, POIS O AROMA É BEM CARACTERÍSTICO.

BEM, AGORA EU TENHO QUE IR PREPARAR UM NOVO FERMENTO COM UMA FARINHA DE SOJA. E NÃO VEJO A HORA DE PODER USÁ-LO NUM NOVO PÃO.



http://farinha.de.soja.blog.com
















































































































































Nenhum comentário: