sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PÃO ARTESANAL FEITO NA PADARIA


"O Pão feito à Mão" 

Habilidades na Execução




A máquina amassa a massa de pão, e o restante da cadeia tecnológica - ficam nas mãos dos padeiros. O processo é vagaroso, o trabalho é duro e serve para a brigada feminina.

Não admira num pré-requisito de trabalho - uma boa saúde. "Se você colocar as máquinas, o metal frio irá substituir as mãos quentes das mulheres, e o pão vai ser diferente.

Retorno das tradições

Também é importante o modo com que o padeiro trabalha. Isto não é um conto de fadas, o pão "ao vivo" realmente responde à condição do trabalhador muito dedicado.

 O famoso padeiro Ivan Filippov, viveu em Moscou no século 19. Foi ele que organizou a primeira loja de grãos da Rússia com padaria e, cuja deliciosa pastelaria foi servida à mesa do rei.

Então ele explicou por que o "pequeno pão preto" é tão bom."Porque é cuidado com muito amor." 





Hoje, o cozimento do pão na padaria emprega 80 pessoas, mais vinte estão trabalhando em uma loja de doces e pães atendendo a sua clientela diária.  

Questão de princípio

O ponto fundamental - fazer um pão sem sabores artificiais ou conservantes, o que hoje não é avesso a qualquer grande produção ou até mesmo nas médias e pequenas padarias.

Kovalev, proprietário de uma padaria em Moscou,  se mantem firme por conta própria, quase perdendo os benefícios econômicos.

Para o bem do experimento tentou o forno de pão "rápido", mas tinha uma certeza: mesmo em pequenas quantidades desses ingredientes, melhorando a aparência e o processo de aceleração, imediatamente degradam o sabor do pão.


Então, ainda utiliza boa farinha, levedura prensada, local de boa água e mãos femininas para manipular as massas.

Kovalev mantêm a tradição. Cada "bolo de massa" passa pelas mãos quentes de cada mulher e são arredondados para crescerem naturalmente e sem pressa de terminar o trabalho.
Como manter a tradição
A produção em massa de pão com equipamentos automatizados para a tecnologia "acelerada" desloca da nossa mesa pão artesanal tradicional.

Isso é ruim não só porque em vez de um produto saudável,  puro, temos produtos de inferior qualidade. A nova geração está privada da oportunidade de descobrir o sabor de um bom pão.






Escreva para:
eduardoartisanbaker@gmail.com

Entre no grupo do facebook"
panificação
 padaria e confeitaria artesanal brasil

APOSTILAS DE PANIFICAÇÃO

Faça lindos pães em casa. Presentei seus familiares e amigos. 

OU MELHOR

COMECE A GANHAR UMA BOA GRANA VENDENDO SEUS PÃES ARTESANAIS

Eduardo Artisan Baker
Consultoria & Cursos
Panificação Artesanal

Nenhum comentário: