segunda-feira, 27 de março de 2017

MOTIVOS PARA USARMOS O FERMENTO NATURAL (LEVAIN)







MOTIVOS PARA USARMOS UM FERMENTO NATURAL




O FN (Fermento Natural) muitas vezes tem um menor índice glicêmico que outros pães comuns. Ele não adiciona o açúcar no sangue de forma tão dramática. Isso, porque ele esgota amidos danificados dentro dele, simplesmente por sua natureza de fermentação.

O Pão de Fermento Natural, contém a bactéria Lactobacillus numa proporção maior do que a levedura que faz outros pães. Maior número de Lactobacillus significa maior produção do ácido láctico, significando  também  a menor potencialidade do perigoso ácido fítico. E o que isso nos trás? Uma maior disponibilidade mineral e maior digestão!

Com a fácil digestão, torna-se ainda possível a combinação de bactérias de levedura trabalhando para pre digerir os amidos dos grãos. Pre digestão do FN, menos digestão para você.

O preparo do FN  é mais vagaroso (imersão, lavagem, etc.). Quanto maior for a sua elaboração, maior será o desenvolvimento da proteína do glúten sendo dividido em aminoácidos. Mais uma vez, isso se traduz numa digestão facilitada e agradável, muitas vezes, até mesmo para aqueles que são sensíveis ao glúten.

O Ácido acético produzido pelo FN, inibe o crescimento de bolor no pão, preservando-o naturalmente. Para os pães elaborados com o fermento comercial,  é necessário o uso de conversantes químicos ou semelhantes químicos.

O processo da fermentação aumenta o teor de bactérias benéficas no pão e no intestino. Bactérias do intestino saudável = a corpo feliz.
Além disso, estas bactérias controlam a população de levedura no intestino, de modo que o crescimento de levedura e infecção é menos provável que ocorra.  

A integridade do FN é tão complexa que contém uma série de benefícios em termos de nutrientes. Numa Cultura Natural, você pode encontrar vitaminas B1-B6, B12, folato, tiamina, niacina, riboflavina, vitamina E, selênio, ferro, manganês, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, potássio, (alguns deles em quantidades relativamente pequenas) além de em proteínas exclusivamente equilibradas e ácidos graxos.

 Uau! Isto tudo está em contraste com os pães produzidos comercialmente, que mantêm apenas uma fração do seu conteúdo de nutrientes inicial depois de todo o processamento que sofrem.

O pão elaborado com FN feito com leveduras selvagens, bactérias, e farinha de grão inteiro é a forma mais antiga e mais original de pão fermentado.

 Esta realmente é uma arte milenar que é trabalhada em harmonia com a natureza. 

Outra boa razão para optarmos pelos pães de fermento natural é o seu sabor sour. Picante e distinto, que irá, sem dúvida, deixar você querendo outra mordida.

 Qual é o seu motivo favorito para comer pães com fermento natural?

 

Padeiro Gaúcho 2016

VAMOS FAZER PÃES JUNTOS!

SOLICITE A LISTA DE APOSTILA
 PANIFICAÇÃO
ARTESANAL
escreva para:
padeirogaucho@yahoo.com.br




Nenhum comentário: