segunda-feira, 24 de abril de 2017

MOAGEM DOS GRÃOS - PANIFICAÇÃO


MOAGEM DOS GRÃOS

A evolução da tecnologia na história

1. Moagem:
 
A moagem é que faz a redução dos grãos de cereais, como trigo, centeio, milho,  ser transformados em farinha, e essa tecnologia têm evoluído muito ao longo dos séculos.

Os primeiros grãos de cereais eram triturados entre uma pedra plana e outra, eram seguradas na mão e utilizadas como um pilão ou como um rolo.
Em seguida, a pedra plana deixou sua vez para uma cavidade feita na madeira ou pedra. Ali os grãos eram triturados.  

Foi em Roma, no início da época romana que aparece uma roda. A ideia é girar a pedra com a força, usando tração de animais ou escravos. Mais tarde, eles substituíram a força humana pela força hidráulica. As rodas foram instaladas em rios, que exploraram a energia natural, como o vento ou água ...

Os primeiros moinhos de água foram aparecendo sob o Império Romano. Mas tornam-se mais numerosos desde a Idade Média até o século XX. Uma corrente de água é fornecida através de um canal no corredor. A força desta água aciona uma roda rotativa em torno de eixos horizontais. A outra extremidade de uma máquina de madeira e depois fundida (chamados "roda de fiar" e a "lanterna") gira uma roda para outra, este fixa. Seu atrito faz com que os grãos sejam esmagados.

O moinho de vento tornou-se generalizado na Europa por volta do século XII, existindo vários tipos destes engenhos. Na maioria das vezes, ele aparece com quatro asas, geralmente feito com uma moldura de madeira e de apoio uma lona esticada. As formas desses moinhos de vento são altamente variável de uma região para outra.

A operação é simples:
 
O Trigo chega em um caminhão, em seguida é despejado em um poço. O Trigo, em seguida, sobe em um silo, e é então enviado para um triturador que esmaga o grão. O primeiro triturador é usado para separar o farelo do trigo (envoltório encontrado em torno de grão). A farinha que é passada para a primeira usina entra em um silo. Se ela não tem as proporções certas, ela retorna em um segundo triturador e assim por diante até que esteja pronta (muito fina/pó). 
 
Como é pão, alimento básico na história do homem, e sua

OBRIGADO POR TER CURTIDO A PÁGINA

ESPERO QUE TENHA GOSTADO

ECREVA:
 padeirogaucho@yahoo.com.br
 














 



Nenhum comentário: