sexta-feira, 26 de maio de 2017

OS PÃES COM FERMENTO NATURAL (FN) SEM GLÚTEN - PANIFICAÇÃO



FN - SOLUÇÃO PARA O CELÍACO?



Se você é intolerante ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, você sabe o quão difícil é encontrar um bom pão de degustação.

  A maioria dos pães sem glúten são densos, secos e caros. Mas o pão de trigo pode estar voltando para o intolerante ao glúten graças à nova pesquisa sobre fermento natural (FN). 

  Acontece que esta técnica de cozimento à moda antiga pode ajudar a quebrar o glúten no trigo. FN não é apenas bom para o cozimento, mas também pode ajudar a curar o intestino daqueles recém diagnosticados com a doença celíaca.

O que é Fermento Natural (FN)

  O FN começa simplesmente como uma mistura de farinha e água. Quando você mistura os dois juntos, amilase, uma enzima na farinha, começa a quebrar as moléculas de amido em açúcar. 

  O fermento selvagem, que é encontrado naturalmente na farinha e no agente fermentador, e as bactérias amigáveis ​​do ar, começam a alimentar-se do açúcar. 

  A mistura é deixada sentar e fermentar, normalmente cerca de uma semana, até que seja borbulhante e espumosa e cheira como vinagre. Então ela estará pronta para ser misturada com a farinha e demais ingredientes para fazermos o pão.

  FN e o Pão de Trigo

Lactobacilli, as bactérias amigáveis ​​no FN, não só alimenta o açúcar da farinha, mas também pode diminuir a quantidade de glúten no pão de trigo.

  A pesquisa está em seus estágios iniciais, e os cientistas estão experimentando com diferentes quantidades e tipos de bactérias, bem como fungos, para criar um pão de trigo sem glúten para pessoas com intolerância ao glúten. 

  Até agora, o único uso prático para estas experiências é na prevenção da contaminação cruzada com outros alimentos sem glúten.

Bom para seu intestino

Quando as pessoas com intolerância ao glúten comem alimentos que contêm glúten, seu sistema imunológico responde atacando e danificando as vilosidades no intestino delgado, o que afeta a absorção de nutrientes.

  Uma vez que você omite o glúten de sua dieta, seu intestino começa a curar, mas leva tempo. Um estudo publicado no "European Journal of Nutrition" descobriu que o pão com FN sem glúten pode melhorar o processo de cicatrização durante os primeiros dias da doença.

  Os pesquisadores sugerem que o pão de FN sem glúten pode ser útil nos estágios iniciais de recuperação para o recém diagnosticado.

Faça o seu próprio FN sem Glúten

 

 

Se você gosta de assar, fazer o seu próprio pão em casa, você pode fazer seu próprio FN sem Glúten. Use farinha de  arroz, milho, amaranto, trigo sarraceno, mourisco, etc. 

A Apostila Glúten e Lactose Zero está a sua disposição. São quase 200 páginas com 150 Receitas de tirar o fôlego. Além de poder executá-las, você poderá criar as suas receitas.

 Faça lindos pães em casa, é uma terapia e muito gostoso!

Escreva  para:

padeirogaucho@yahoo.com.br

GOSTOU DA POSTAGEM?

DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS 





OS PÃES DE FN SEM GLÚTEN - PANIFICAÇÃO 


Nenhum comentário: