terça-feira, 2 de maio de 2017

PÃO DE MEL REAL - RECEITA - ARTESANAL



 PÃO DE MEL REAL

(gingerbread, pain d'epices, lebkuchen)




 O verdadeiro pão de mel não vai fermento, não vai ovo, não vai leite de vaca e nem manteiga. Portanto é uma iguaria vegan. E é verdade que, mesmo sem estes ingredientes, dá um verdadeiro pão muito macio e com as especiarias, um aroma e sabor maravilhoso.
   
Podemos usar 25 gramas de farinha de centeio no lugar da farinha de castanha. Ou até mesmo a farinha de trigo integral. Em relação às especiarias, podemos preparar um tempero à gosto, podendo partir do mais suave até o meio picante.

Podemos usar canela, gengibre, anis, anis estrelado, cravo, cardamomo, noz-moscada, pimenta da Jamaica,etc).  Para um toque todo especial: acrescentamos na massa a água de flor de laranjeira, que fecha com chave de ouro a composição do sabor do nosso pão de mel.
 
Existem centenas e centenas de receitas dessa delicada delícia.  Mas penso que quando foi inventado, esses ingredientes eram de fácil acesso. 

 Vamos botar a mão na massa?
  


ingredientes
  • 225 gramas de farinha integral 
  • 25 gramas de farinha de castanha 
  • 30 gramas de açúcar mascavo 
  • 1 1/2 colher de chá de especiarias
  • 1 pitada de sal
  • 250 ml de leite de amêndoas
  • 250g mel puro
  • 1 colher pequena de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranja
PREPARO
  1. Pré-aqueça o forno a 150° C.  Pincele manteiga num molde de preferência. Use forminhas, modele, use a criatividade. A massa é boa de ser trabalhada.
  2. Em uma tigela, misture a farinha de trigo integral, farinha de castanha, o açúcar mascavo, sal, e a mistura de especiarias.
  3. Leve o leite para ferver em fogo baixo. quando estiver prestes a ferver, retire do fogo e adicione o mel. Mexa muito bem  até que o mel esteja dissolvido.
  4. Deixe esfriar antes de adicionar bicarbonato de sódio. Misture bem.
  5. Adicione a mistura líquida. Mexe até uma ficar uma pasta lisa.
  6. Adicione a água de flor de laranjeira. Misture.
  7.   Se necessário complemente com farinha de trigo integral. O ponto da massa é para ser moldada. coloque massa no molde untado (ou forminhas). Alise a superfície com uma espátula.
  8. Asse por 40-50 minutos (depende do tamanho). Deixe esfriar antes de desenformar.
Notas
  O pão de mel se mantêm novo por várias semanas e, fica melhor depois de vários dias. Também pode ser congelado. Enrole em saco apropriado e papel alumínio.
 
GOSTOU DA POSTAGEM? 
 
ESCREVA PARA:
padeirogaucho@yahoo.com.br 
 
VAMOS FAZER EXCELENTES PÃES JUNTOS!
 
PROCURE AS MINHAS APOSTILAS
DE PANIFICAÇÃO ARTESANAL
"HOJE SÃO 34 APOSTILAS"
 
 
 

Nenhum comentário: