domingo, 11 de junho de 2017

O USO DO FERMENTO NATURAL (FN) EM VEZ DE PRODUTOS QUÍMICOS - PANIFICAÇÃO






Os pesquisadores finlandeses pesquisam o fermento natural (FN) desde o ano de 2010. E nele descobriram bactérias que facilitam a panificação.

Você pode substituir os aditivos, muitas vezes artificiais que utilizam os padeiros, padarias e fábricas de pão, tais como: emulsionantes, estabilizantes, ácido cítrico, etc. Os aditivos químicos facilitam o processamento mecânico da massa, a durabilidade, prolongam e aumentam o seu volume. 

Como exemplo uso o pão de Hamburger do McDonald, contendo E163, carbonato de cálcio, também chamada de cal. As lojas Lidl permite vários emulsionantes e estabilizadores, incluindo o "mono e diglicéridos de ácidos gordos" (E471).

Estes "ingredientes" não existem na natureza, mas muitas empresas "sanguessugas" denominam os seus pães com o belo nome de "naturais." Até pães para ginastas e pães de regime contém o ácido cítrico (E330), sem falar aqueles que não constam no rótulo.
   
 Na verdade, todos eles são desnecessários. O padeiro não tem uma necessidade real e nem específica para usá-los. Mas na indústria de panificação moderna, tudo tem que ser rápido e barato. Longo amassar, períodos de descanso, até que a massa tenha subido e depois seja assada, ficou fora de moda. 
Os aditivos não estão isentos com os problemas de saúde, pode causar alergias, tais como enzimas ou prejudicar os intestinos, tais como os emulsionantes. O ácido cítrico pode eventualmente dissolver o esmalte e transportar o metal alumínio leve para o cérebro.

Assim, os pesquisadores revelaram os seus, afirmando que usaram bactérias do ácido láctico a partir da levedura, e, perceberam que estes microrganismos facilitam e melhoram a  produção de quaisquer tipos de pão.

FIM

VOCÊ GOSTOU DA POSTAGEM?

DIVULGUE PARA UM AMIGO

VAMOS FAZER INCRÍVEIS PÃES ARTESANAIS?

HOJE SÃO 34 APOSTILAS DE PANIFICAÇÃO ARTESANAL

ESCREVA PARA:

padeirogaucho@yahoo.com.br 






USO DE PRODUTOS QUÍMICOS X FERMENTO NATURAL (FN)

Nenhum comentário: