terça-feira, 20 de junho de 2017

O PÃO E O PADEIRO ARTESÃO - PANIFICAÇÃO








 Pão algum é feito da mesma maneira. Ele pode ficar parecido, mas igual nunca ficará! Depende das condições climáticas, da qualidade dos produtos e até mesmo da temperatura das mãos.
Você não precisa ser um padeiro para fazer pão. As minhas sobrinhas com a idade de cinco e seis anos faziam pães maravilhosos. Mas existe pão e existe "pao"! Aquele que você rasga um pedaço e observa aquele bonito miolo e uma linda crosta de sabor irresistível. Bem, isso já é uma outra história.

 Artesanal, por exemplo....

 

É um termo que se ouve na gastronomia mundial nos dias de hoje, juntamente com "artesanal", "fresco", "verdadeiro". Geralmente são usados significando "produto nobre" com ingredientes de boa qualidade. Mas atualmente não há restrições oficiais sobre quem pode usar esses termos. Então vale a pena descobrir a história por trás do rótulo.

Muitas vezes a palavra "artesão" é usada para resumir a atenção que damos aos produtos, os processos longos e tradicionais que usamos e a forma como monitoramos de perto todos os pães. É como o pai que protege os seus filhos, para assim, garantir que ele saia lindamente. Em suma, é um pão muito bem cuidado.

 E quanto ao sabor?


Não faz sentido trabalhar com métodos tradicionais se o resultado tiver menos sabor que um pão comercial. Mas o que quer você os chame, a verdade é que as técnicas artesanais realmente levam a um pão muito mais delicioso.

Como para todas as coisas, a chave para obtermos o bom pão é a paciência. O processo da longa fermentação dá a massa 24 horas para desenvolver-se, permitindo que as enzimas naturais reajam com a farinha no seu próprio tempo para aumentar um robusto sabor e textura.


 Você pode não saber...


Em verdade, o pão artesanal é mais fácil para digerir, porque as enzimas tiveram tempo para trabalharem o gluten da farinha durante a fermentação. E você pode  ter muito tempo para saboreá-lo também.

Como uma regra geral, quanto mais tempo levar o processo de produção, maior será a sua vida útil. Não há dúvida, comprando pão numa padaria artesanal ou você fazendo em casa, sempre a qualidade do produto será superior aquele pão feito às pressas para atender a demanda.

FIM


VOCÊ GOSTOU DA POSTAGEM?

DIVULGUE PARA OS AMIGOS

VAMOS FAZER INCRÍVEIS PÃES ARTESANAIS JUNTOS?

HOJE SÃO 34 APOSTILAS DE PANIFICAÇÃO ARTESANAL


ESCREVA PARA
 padeirogaucho@yahoo.com.br
 

 

Nenhum comentário: